terça-feira, 16 de junho de 2009

4. Fumador na arena - Olé!


"O sistema respiratório humano comporta um volume total de aproximadamente 5 litros de ar – a capacidade pulmonar total. Desse volume, apenas meio litro é renovado em cada respiração tranquila, de repouso. Esse volume renovado é o volume corrente.

O transporte de gás oxigénio está a cargo da hemoglobina, proteína presente nas hemácias. Cada molécula de hemoglobina combina-se com 4 moléculas de gás oxigénio, formando a oxi-hemoglobina.

Nos alvéolos pulmonares o gás oxigénio do ar difunde-se para os capilares sanguíneos e penetra nas hemácias, onde se combina com a hemoglobina, enquanto o gás carbónico (CO2) é libertado para o ar (processo chamado hematose).

O monóxido de carbono, libertado pela “queima” incompleta de combustíveis fósseis e pelo fumo dos cigarros, entre outros, combina-se com a hemoglobina de uma maneira mais estável do que o oxigênio, formando o carboxiemoglobina. Dessa forma, a hemoglobina fica impossibilitada de transportar o oxigênio, podendo levar à morte por asfixia. "

in
http://www.afh.bio.br


Todos os dias, dividimos - queiramos quer não - um dos bem mais preciosos com aqueles que nos rodeiam (e não só) - o tão indispensável Oxigénio (O2).

Com eles também, trocamos boquinhas de CO2, mas pior, lutamos sem glória, com a nossa hemoglobina para a não fixação do mortal Monóxido de Carbono (CO)...

Sobre este último, um viva ao Sócrates, Engenheiro Civil ou não, civilizou o nosso povinho fumador - com crise ou sem ela, louve-se aquele que avançou com a lei da protecção dos não fumadores.

É que em tempos passados, a merdinha dos fumadores, achava-se no direito de sacar fora do vicio e quem curtisse ou não, gramasse com ele! Era do tipo estás a ser fodida, mas nem dás conta...o outro tem o orgasmo por ti, tu depois curtes a doença venérea.

Não bastava ao não fumador, ter que gramar com o fumo, ficar a cheirar a cinzeiro, ter que arejar a roupa, se não mesmo lava-la...como também ainda tinha que aguentar com a dedução dos seus impostos a parar nos hospitais públicos, que iriam tratar o cancro do pulmão do pobre fumador... e não venham cá com tretas, que se pode morrer de cancro do pulmão mesmo sem fumar - que eu respondo sem a santa Ivaginada - que se a taxa de índice de cancro aumenta nos fumadores, alguma relação deve existir! Ou então, respondam-me para quê acreditar na disciplina Estatística...se não acredita já sei, é fumador!

A porrinha dos fumadores no inicio queixava-se: ' ai está tanto frio/calor ... e uma pessoa agora é obrigada a fumar lá fora!' ou ' apanhei uma constipação, pois uma pessoa está no quentinho e vai fumar ... ressente -se logo com a mudança da temperatura'''

Como se alguém obrigasse, os pobres coitados dos agarraditos a irem fumar!
Estou com uma pena, que até já me sinto ave.

Pró caralhinho meus amigos que eu já levei passivamente, com muito CO na minha hemoglobina, portanto engripem-se, constipem-se e 'pem-se' , 'pem-se', n vezes, que pode ser que pelo menos nessa altura não tenha que sentir o vosso odor a cinzeiro!

Farpas ao fumador! Fulmine-se o fumador! Olé!

Sócrates filósofo ou não, para melhorar a já melhorada lei, podia carregar ainda mais nos impostos do tabaco...aí é que eu aplaudia e batia castanholas.

Slogan político - Aumento de 100% IVA no tabaco, oferta de um charro! Será que ganhava as eleições? Eu votava!

Das duas uma, ou reduziam os fumadores ou aumentavam as rotundas no nosso rectângulo Peninsular. Podia ser que entrássemos para o Guiness Book of Records, como o país rectangular mais circular,' rotundamente falando'.

O que, diga-se de passagem, também não iria diminuir o CO...era vê-lo, na forma de 2 ou 4 rodas ás voltas pelas novas rotundas.

Mas quem anda numa rotunda, sou eu....pois não foi neste sentido que aqui entrei...deixem-me ligar o GPS, que eu já encontro o caminho, não da IRA ao fumador, mas sim do percurso deste blog.

Embora ela assine em baixo em tudo o que escrevi..a Ivaginada, pensa que lhe estou a roubar o espaço!

Abram então alas à Ivaginada.


2 comentários:

Anónimo disse...

Ora aplaudo, ora aplaudo sim sr!!! Ta uma pessoa a tomar banho, a perfumar-se, a ir para a mata e cheirar eucalipto para bem da saúde, e pimba, leva com a fumarada pela qual nunca optou!!! A liberdade de um acaba onde começa a liberdade do outro e a nossa começa na liberdade de escolha por uns pulmões rosadinhos...
Deixo uma lista de nomes às autoridades, caso eu morra de cancro dos pulmões, para serem acusados de homicídio por negligência, pela catrefada de fumo que já levei na tromba... ficam já avisados, óh chaminés!! Optimo tema, excelente e deveras irritante.
Bjs, Cainha

Anónimo disse...

ivaginada...muito ivaginas tu!será que estamos à beira de descobrir uma escritora criativa e sem tento na língua, que é o que está a dar?ivagino que sim..quanto ao tabaco,subescrevo-te e acrescento que, se já somos dependentes do ar, da água, da comida, do wc, do carinho e dos afectos, porquê acrescentarmos mais uma dependência a qual não prejuica apenas o consumidor e a sua bolsa mas o próximo e o mais afastado...»Mariaemmovimento»